top of page

Legacy Collection

A família Robinson
"É impossível documentar a história da unidade corticeira sem referir a família Robinson. Não só foram os fundadores da mesma, como também os principais investidores e proprietários durante os seus cento e sessenta anos de produção e tratamento de produtos derivados da cortiça."

Escola Superior de Comunicação Social

George Robinson

"Em 1835, um cidadão da nação inglesa, George Robinson, rumava a estas paragens para se documentar mais profundamente sobre a matéria-prima que há longa data vinha processando em Halifax, na Inglaterra. Por volta de 1840 adquire a Thomaz Reynolds, o direito de exploração da “Fábrica da Rolha”, que estes tinham instalado no edifício em ruínas do extinto Convento de São Francisco, em 1837."

Restos de Colecção

Fbrica-Robinson.83.jpg

Fábrica Robinson em 1944

A “Fábrica Robinson” pertença da “Sociedade Cortiçeira Robinson Bros. Lda.”, situava-se na zona alta da cidade de Portalegre, em plena zona histórica, junto à Praça da República. Ocupou o antigo Convento de São Francisco único edifício que resta da época em que a cidade de Portalegre recebeu foral. Trata-se de obra de D. Sancho II que pretendia dotar a nova urbe com uma instituição religiosa. Da construção primitiva, datada de 1275 ainda são visíveis duas capelas laterais góticas.

Restos de Colecção

bottom of page